África do Sul
A África do Sul é um país relativamente novo na tradição de viticultura, mas possui uma produção de qualidade que a coloca entre as 10 maiores regiões produtoras de vinho em todo o mundo. São cerca de 340 vinícolas e 4200 produtores que tornam esse mercado altamente importante para a economia do país.
O clima temperado e os solos antigos são fatores propícios para o plantio de vinhedos e contribuem para o potencial da região como um dos maiores produtores de vinho do mundo. Além disso, a presença de imigrantes holandeses e franceses trouxe conhecimento e técnicas que aumentaram a produção de vinhos de qualidade.
A legislação vinícola do país, criada com o selo “Wines of Origin System” (WO), tem como objetivo regulamentar a produção, marcando a origem e as respectivas áreas de produção e demarcando o caráter único para o vinho e indicando a qualidade da bebida para tipos específicos de vinho.
Atualmente, a África do Sul exporta mais de 450 milhões de litros anuais de vinho para mais de 80 países, competindo com mercados tradicionais como os vinhos portugueses. É possível atender a demanda internacional com uma alta diversidade de estilos de vinhos, com aromas e sabores únicos dessa região.
O enoturismo é um dos pontos fortes do país, permitindo que os apaixonados por vinhos conheçam as principais vinícolas do país e apreciem a produção local. A Rota 62, conhecida como a maior e mais longa rota produtora de vinho do mundo, é uma atração para os turistas.
A Cidade do Cabo é o ponto de partida para os amantes de enoturismo, onde estão localizadas as principais vinícolas do país. Os visitantes podem acompanhar todo o processo de produção, visitar as vinhas e realizar degustações locais, incluindo harmonizações com queijos e chocolates.
A produção de vinhos na África do Sul é uma história relativamente recente, com apenas três séculos de tradição na produção de uvas. Porém, os vinhos são conhecidos mundialmente pela sua qualidade e diversidade.
Os vinhedos estão em regiões protegidas pela Unesco no Cape Floral Kingdom, e o clima do país é influenciado pelos oceanos Atlântico e Índico, bem como pelo clima temperado, favorecendo o cultivo de uvas com melhor qualidade e maior complexidade. Isso permite que a região se destaque consideravelmente na produção de vinhos.