Uruguai
A produção vitivinícola uruguaia em escala comercial começou com a uva Tannat, introduzida por Don Pascual Harriague em 1870. A Tannat é a principal estrela do Uruguai, representando 44% da área plantada total do país. Os vinhos elaborados com a Tannat no Uruguai apresentam taninos mais macios e aromas mais vibrantes do que os vinhos rústicos produzidos na região de Madiran, na França, de onde a uva é originária.
Além da Tannat, o Uruguai também produz ótimos Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay, entre outras variedades. Os vinhedos uruguaios estão localizados no paralelo 35º, com clima um pouco mais frio e marítimo do que em outros países produtores da América do Sul, devido à influência do Oceano Atlântico e das correntes e ventos frios da Antártida. A maior parte da atividade vinícola do Uruguai está localizada no sul do país, nas regiões de Montevidéu, Canelones, San José e Colônia del Sacramento.
O solo fértil e os terroirs especiais do Uruguai permitiram uma grande modificação vinícola em 1970, com a renovação do cenário do vinho nacional e o cultivo de novas castas, aumentando a qualidade e o apreço dos vinhos do Uruguai perante o mundo. Os produtores uruguaios são apaixonados pela vinicultura e este apreço é apontado como um dos motores dessa renovação e da conquista de prestígio dos rótulos locais.
Com plantações de uvas viníferas em praticamente toda a extensão do país, o Uruguai denota o apreço desta nação pelo cultivo das vinhas. Entre as variedades brancas mais comuns estão Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling, Muscat, Viognier, Trebbiano, Torrontés e Albariño. As uvas são cultivadas em 16 dos 19 estados uruguaios, tornando a vinicultura uma atividade presente em todo o território.
Em resumo, a produção vitivinícola uruguaia começou com a introdução da uva Tannat por Don Pascual Harriague em 1870. A Tannat é a principal uva do país, representando 44% da área plantada total, e produz vinhos com taninos mais macios e aromas mais vibrantes do que na região de Madiran, na França. O Uruguai também produz ótimos Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay, entre outras variedades, em regiões localizadas no sul do país. A vinicultura é uma atividade presente em todo o território uruguaio, com plantações de uvas viníferas em praticamente toda a sua extensão. A paixão dos produtores uruguaios pela vinicultura e a renovação do cenário do vinho nacional foram importantes para aumentar a qualidade e o prestígio dos rótulos locais.